terça-feira, julho 05, 2011


Mais um pouquinho sobre Jornalismo de Moda

 Bem, o(a) jornalista de moda ou editor(a) de moda, é quem, como já dito em um post anterior, opina sobre as coleções dos estilistas, além de dar dicas de moda em sites, revistas ou jornais. Critica os desfiles e explica as tendências que rolam no mundo. 

 Mas é claro que para ser um editor de moda não é tão fácil assim, além de poucas vagas no mercado, é o cargo mais cobiçado no mercado fashion e, para chegar lá, é preciso muito estudo e competência.


 Fuçando pela net encontrei uma entrevista super legal com a Maria Prata,  atual editora-chefe do canal Glitz e, também, um dos grandes nomes do jornalismo de moda brasileiro. A entrevista exclusiva com Maria Prata foi feita pelo site http://www.profissaomoda.com.br em 2008 (é, já faz um tempinho),  na entrevista, Maria dá super dicas para quem pretende seguir a carreira de moda. 

Maria Prata


Confira a entrevista abaixo =D.


Profissão Moda: Você tinha apenas 25 anos de idade, quando foi contratada para ser a editora de moda da revista VOGUE. Você passou por algum tipo de preconceito?
Maria Prata: No começo foi difcil, sim. Acho que o mercado ficou assustado pela minha idade e ser contratada para um cargo tão cobiado. Mas, aos poucos, foram entendendo que a revista precisava de alguém que fosse mesmo jovem, que tivesse um olhar fresco sobre a moda.

Profissão Moda: Qual a importância da união entre os grandes conglomerados e as marcas brasileiras?
Maria Prata: Muito importante! O mercado de moda brasileira precisa de grandes negcios, de grandes estruturas e empreendimentos. Poderia ser um salto para a moda brasileira, se tivesse sido feito da maneira correta. muito triste ver o que está acontecendo com o grupo IM, por exemplo, que não planejou, não se estruturou para dar um passo tão largo e acabou escorregando.

Profissão Moda: Você veio a Fortaleza convidada pela Vicunha Têxtil para fazer uma palestra de tendências de Verão 2009, como você vê a relaçãoo da moda com as tendências, que sempre voltam e são repaginadas e acabamos nos deparando com mesmices, o que realmente você acredita como novo?

Maria Prata: Hoje em dia, cada vez mais a rua que traz o novo para a moda. Basta observar fenômenos como a moda new rave, ou até o estilo de celebridades como Amy Winehouse ou Kate Moss.Essas coisas têm influenciado o comportamento da moda mundial.
Profissão Moda: Para quem está entrando na faculdade de moda, qual a sua dica?
Maria Prata: Estudem, estudem, estudem... pois a moda precisa ser compreendida e analisada com propriedade. Existe um passado para servir como base de conhecimento. Sem esse conhecimento e com a falta de bagagem da cultura de moda, por exemplo, algo "repaginado" pode ser compreendido como o ultra-novo.
Profissão Moda: Para quem está entrando no mercado de trabalho, qual a sua dica?
Maria Prata: Trabalhem, trabalhem, trabalhem muito! E cuidado com o deslumbramento, pois muita gente acha que bacana ir para as festas e ficar com uma taa de champane na mnao ao lado de pessoas super descoladas, e na verdade quem faz moda mesmo no so as figurinhas mais badaladas e sim as trabalham mais.
Profissão Moda: Qual a profissão de moda que você mais acredita estar em ascenção?
Maria Prata: Todas! O mercado de moda ainda novo comparado a outros e as profisses sempre esto em crescimento e amadurecimento, ento para mim todas as profisses de moda esto em crescimento, como estilistas, stylists, jornalistas de moda, profissionais têxteis, enfim...
Conheça um pouco mais de Maria Prata no blog: www.prataporter.com.br
                                                                                   bjks :*
                                                                                            Jú
Ps: please comentem sobre o que estão achando do blog e deem sugestões para novos posts

0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t