É moda! Vale a pena escolher o mundo fashion como profissão?
Desfiles, tendências, luxo! O universo de moda mexe com o imaginário de muitas garotas e desperta o desejo de encontrar nesse mundo a profissão dos sonhos. Mas se engana quem pensa que a vida desse profissional é cheia de glamuor. É preciso se dedicar e ralar diariamente para se firmar nesse área. Será que você dá conta?
Pra começar
Gostar de se vestir bem e de acompanhar as tendências não é nem de longe suficiente para escolher esta profissão. Para Silvana Garisto, formada em moda em 2008, uma pessoa que queira se dar bem nessa área tem que ser criativa e ter um bom jogo de cintura para saber trabalhar com o que lhe é dado. "Nem sempre aquilo que é tendência vai ser o que gostamos de usar ou criar. É preciso estar sempre antenada em todas as tendências e novidades e principalmente amar aquilo que você faz, pois moda é mais ralação do que glamour.", explica. A estilista e consultora Maria Zeli dá as dicas para quem deseja ingressar no mercado: "é importante fazer um teste vocacional e cursar uma boa faculdade. Estagiar em grandes lojas e confecções também é interessante pela experiência que se adquire".
Na facul
Segunda Silvana, a parte mais bacana do curso foram as aulas do laboratório de criação ("nas quais aprendi a desenvolver e olhar a partir de fragmentos de figuras e, com isso, começar a criar") e de colorismo, que é o estudo das cores nas pessoas. A parte chata, para ela, ficou por conta das aulas de custos de administração , que são mais teóricas. Para Maria Zeli, quem tem afinidade com a área pode apostar sem medo "o mercado de trabalho é promissor, pois cada vez mais a moda se integra às nossas vidas e o Brasil está se tornando um dos grandes pólos da moda mundial", afirma. Silvana concorda: "temos muita gente rica em ideias e matérias primas diferentes, que ainda podem ser superexploradas, o mercado só tende a crescer."
Um bom profissional de moda tem que ter:
- Feeling
- Vontade de estudar
- Perseverança
- Senso estético
- Criatividade
- Amor a profissão
UFA! Depois dessa suuuper matéria, eu espero que gostem! Beiijos, babi.
0 comentários:
Postar um comentário